Ferro e Carbono
O ferro é um metal maleável e tenaz que apresenta características magnéticas. Por ter baixo custo e dureza, é muito utilizado na construção civil, em automóveis, barcos etc. Costuma ser empregado na indústria em forma de liga metálica, com o carbono. Essa liga é denominada aço. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67% [1].
A classificação mais comum do aço é de acordo com a composição química, dentre os sistemas de classificação química o SAE é o mais utilizado, e adota a notação ABXX, em que AB se refere a elementos de liga adicionados intencionalmente, e XX ao percentual em peso de carbono multiplicado por cem [2].
A porcentagem de carbono presente na liga determina características importantes para sua aplicação.
Aços baixos em carbono. Contêm menos de 0,25% de carbono em peso. Não são tão duros nem tratáveis termicamente, porém dúcteis. São utilizados em veículos, tubulações, elementos estruturais e outros [3].
Aços médios em carbono. Entre 0,25% e 0,6% de carbono em peso. Para melhorar suas propriedades são tratados termicamente. São mais resistentes que os aços baixos em carbono, porém menos dúcteis, sendo empregados em peças de engenharia que requerem uma alta resistência mecânica e ao desgaste [3].
Aços altos em carbono. Entre 0,60% e 1,4% de carbono em peso. São os mais resistentes, entretanto, os menos dúcteis. São aços utilizados principalmente para a fabricação de ferramentas [3].
Bibliografia
1. ASHBY, MICHAEL F. and JONES, DAVID R. H.. Engineering Materials 2. Oxford: Pergamon Press, 1992
2. VICENTE CHAVERINI, "Aços e Ferros Fundidos", Características gerais, tratamentos térmicos e principais tipos. São Paulo: Associação Brasileira de