Ferro Fundido
HL
Dezembro de 2013
O Ferro Fundido
Índice
Introdução
3
Origem
3
Microestrutura e Processamento
4
Ferro Fundido Cinzento
7
Ferro Fundido Nodular
8
Ferro Fundido Maleável
9
Ferro Fundido Branco
10
Composições químicas de ferros fundidos comercias
11
Conclusão
11
Bibliografia
13
2
O Ferro Fundido
Introdução
No âmbito da unidade de formação de curta duração de Ciência dos Materiais foi proposto um trabalho de pesquisa sobre um tema dos vários abordados na unidade. De entre os temas disponibilizados a escolha incidiu sobre o tema: Ferro Fundido.
O Ferro Fundido constitui um grupo de ligas de importância fundamental para a indústria, não só devido às características inerentes ao próprio material, como também pelo facto de, mediante introdução de elementos de liga e pelo desenvolvimento do
Ferro Fundido nodular, ter-se tornado viável o seu uso em aplicações exclusivas a aços.
Com este trabalho pretende-se dar a conhecer os diferentes tipos de Ferros
Fundido assim como as diferenças nos processos de produção. É também objetivo deste trabalho revelar as principais características e aplicações de cada tipo de Ferro Fundido.
Origem
O processo inerente ao desenvolvimento do ferro fundido tem a sua origem no alto-forno (cf. Figura 1).
Figura 1 – O alto-forno
3
O Ferro Fundido
O material da primeira fusão (ferro gusa) é obtido em alto-forno pela reação de redução do minério de Ferro com coque (combustível derivado do carvão) e calcário.
O ferro gusa é levado a uma fundição e refundido com sucata de ferro fundido e aços no forno cubilô (cf. Figura 2), dando origem ao ferro fundido de segunda fusão com 2,3 a 4 % de carbono, em geral.
Figura 2 – Forno Cubilô
Microestrutura e Processamento
O ferro fundido é um material com particular aptidão ao processamento por fundição. Esta característica advém da sua composição química, próxima da