ferro fundido
Para o conhecimento das propriedades de uma liga é necessária a análise dos seus constituintes. Essa análise passa obrigatoriamente pela análise do seu diagrama de equilíbrio como já foi visto anteriormente.
12.2. Constituintes do Ferro Carbono Metaestável
O diagrama de equilíbrio ferro-carbono metaestável, apresenta os seguintes constituintes: ferrita ou ferro , austenita ou ferro , ferrita delta ou ferro , perlita, cementita ou FeBBB3BBBC e ledeburita.
Estes constituintes possuem as seguintes características principais:
Ferrita ou ferro alfa (): é a modificação estrutural do ferro puro a temperatura ambiente. Possui estrutura CCC o que justifica os menores espaçamentos interatômicos e pronunciadamente alongados, de forma que não podem acomodar com facilidade os átomos de carbono.
A solubilidade de carbono na ferrita é de cerca de 0,008% a temperatura ambiente, e 0,23% a 727 PPP0PPPC.
A ferrita é muito mole e dúctil, com limite de resistência abaixo de 32 Kgf/mmPPP2 PPPe dureza Brinell em torno de 90 HB.
Austenita ou ferro gama (): é a forma estável do ferro puro entre 910 ºC e 1400PPP0PPPC. Possui estrutura CFC, com espaços interatômicos maiores que a ferrita, porém estes espaços são menores que o átomo de carbono, de forma que a dissolução de carbono na austenita introduz deformações na estrutura, impedindo que todos os interstícios sejam preenchidos simultaneamente, ficando a solubilidade máxima de carbono em 2,0% em peso (8,7% em átomos).
Não é possível se comparar às propriedades mecânicas da austenita com a ferrita, pois elas ocorrem em temperaturas diferentes. A austenita na temperatura em que é estável, é mole e dúctil.
Ferrita delta ou ferro delta (): acima de 1400 PPP0PPPC, a austenita deixa de ser a forma mais estável, voltando a estrutura ser CCC. Este constituinte não apresenta importância no estudo dos aços.
Cementita ou carbeto de ferro: o excesso de carbono em relação ao