ferro cobalto niquel
Instituto de Química
Química Inorgânica Experimental I
Relatório de Química Inorgânica Experimental I
Alunos:
Larissa Costa
Mariana Souza
Najla Tavares
Natália Ribeiro
Paulo César
Professoras:
Jaqueline Dias Senra
Juliana Fonseca
Rio de Janeiro, 2015
Prática 22: Ferro
Realizado em: 10/07/2015
1. Objetivo:
Nesta prática temos o objetivo de preparar, observar e analisar diversas propriedades do ferro, como a obtenção do hidróxido de ferro (II) e análise de suas propriedades, identificar o Fe (II) e o Fe (III).
2. Experimentos:
2.1. Obtenção de hidróxido de ferro (II) e suas propriedades:
Preparou-se Fe(OH)2 por reação entre soluções de FeSO4 e NaOH 0,5 mol.L-1:
FeSO4(aq) + 2NaOH(aq) Fe(OH)2 (s) + Na2SO4
O precipitado formado foi dividido em três tubos de ensaio para serem realizados os seguintes testes:
a) Expor o precipitado ao ar: O Fe(OH)2 absorve o O2 e se torna verde escuro e, em seguida, castanho avermelhado. Isso ocorre porque ele é inicialmente oxidado a Fe(OH)3, sendo a coloração verde devido a mistura de Fe(OH)2 e Fe(OH)3. Depois ele oxida totalmente a Fe2O3(H2O)n, que é um óxido marrom avermelhado. Assim, o papel de filtro no qual o hidróxido de ferro (II) foi exposto fica marrom avermelhado.
b) Teste de solubilidade em NaOH: O hidróxido de ferro só é solúvel em NaOH concentrado. No experimento realizado o hidróxido solubilizou, porém não totalmente.
c) Reação com H2O2: O precipitado que, anteriormente era verde, passou a castanho avermelhado. Viu-se anteriormente que, o hidróxido de ferro (II) exposto ao ar se oxida ao hidróxido de ferro (III) e logo em seguida é totalmente oxidado a Fe2O3, que é um precipitado castanho avermelhado. A adição de peróxido de hidrogênio faz com que a oxidação seja mais rápida.
Potenciais de redução:
H2O2 (aq.) + 2H+(aq.) + 2e 2H2O (l) E0= +1,77V
Fe(OH)2(s) + 2e Fe(s) + 2OH-(aq.)