Ferran adrià biografia
André Gomes Campelo, GPC1 – nº3
Técnicas de Comunicação – Guião de apresentação
Diapositivo 1
Motivos da escolha do tema: chef favorito, admiração pelo trabalho e tipo de gastronomia a qual está associado.
Diapositivo 2 – Infância
Nasceu em Barcelona, Espanha. Estudou até aos 18 anos, tendo aí desistido do curso de Administração que frequentava
Diapositivo 3 – Primeiros contactos com a cozinha
Começou a lavar pratos no Hotel Playafels para ganhar dinheiro para passar uma temporada em Ibiza. Conseguiu-o e já em Ibiza arranja o primeiro emprego de alguma importância numa cozinha ao ser Commis no Clube Cala Lana. De regresso a Barcelona arranja novo emprego na área no Restaurante Finisterre.
A primeira vez que assume o cargo de chef de cozinha foi na altura em que foi cumprir o serviço militar na marinha e fica à frente da cozinha do regimento.
Diapostito 4 – elBulli
Findo o serviço militar, e através de um dos sócios do restaurante, consegue um estágio no elBulli. No final do estágio é lhe oferecido emprego como Chef de partie e dezoito meses depois quando o chef de então decide sair para outro restaurante assume o cargo de chef de cozinha.
Diapositivo 5 – elBulli torna-se estrela (3 para ser exacto)
Durante os 20 anos seguintes, Ferran revoluciona a visão clássica que se tinha da gastronomia, ao aplicar o método científico aos pratos que desenvolve. Este processo é muitas vezes associado ao termo Gastronomia molecular devido ao lado científico, no entanto e apesar de exageradamente técnico a principal característica de um bom prato mantem-se, o sabor.
Todas as novas técnicas desenvolvidas no elBulli durante este período e o génio com que foram aplicadas a novos conceitos de pratos além de revolucionarem a cozinha valeram a Ferran e à sua equipa três estrelas Michelin.
Diapositivo 6 – O melhor chef?
Se Adrià é ou não o melhor chef de sempre é um debate antigo e sem fim. Na minha opinião não existe o melhor chef, não é algo