Como elaborar um relatório tecnico
I. Introdução
Um relatório consiste na exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se relata a execução de serviços ou de experiências. Normalmente é acompanhado de documentos demonstrativos tais como tabelas, gráficos e outros. Um relatório técnico científico é um documento pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda um registro das informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos, análises e etc. Os relatórios são compostos dos seguintes elementos:
[pic]
II. Elementos externos, elementos pré-textuais, texto e elementos pós-textuais
1. Capa A capa deve conter os elementos necessários para identificação de um trabalho técnico-científico como: nome da instituição; título; subtítulo (se houver); local; data (Modelo 1).
2. Folha de Guarda (opcional) É aquela não impressa que une a capa dura ao volume.
3. Folha de Rosto É a principal fonte de identificação do relatório, devendo conter as seguintes informações: nome do autor; título; subtítulo (se houver); natureza do trabalho acadêmico; área de concentração; nome completo do orientador; local e data da conclusão do trabalho. (Modelo 2).
4. Equipe Técnica É a relação dos participantes no projeto que deu origem ao relatório.
5. Folha de aprovação do orientador Esta folha deve conter as seguintes informações de acordo com a seqüência: título do projeto, nome e assinatura do bolsista, seguidos da palavra “aprovado”, nome e assinatura do orientador, local; data (Modelo 3).
6. Agradecimentos (opcional) São registrados agradecimentos àqueles que realmente contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho.
7. Sumário Consiste da relação dos capítulos e seções do trabalho na ordem em que aparecem no relatório. É desnecessário em obras pouco