Ferramento qualidade
As ferramentas de qualidade ajudam a estabelecer melhorias, onde os problemas existentes da organização poderão ser resolvidos com o auxilio dessas. Cada ferramenta tendo sua própria utilização, pois não existe uma receita adequada para saber qual utilizar e em qual momento. Depende do problema envolvido, das informações obtidas, dos dados históricos disponíveis e do conhecimento do processo em questão.
FOLHA DE VERIFICAÇÃO
É uma ferramenta que facilita o entendimento de um problema, coleta os dados de forma orientada evitando decisões por opinião e as embasa em fatos. Normalmente é utilizada para verificar a freqüência que um problema ocorre e de que forma se manifesta. Vantagens ▪ A obtenção do fato é registrada no momento que ocorre; ▪ Facilita a identificação da causa junto ao problema; ▪ Simples aplicação com pouca dedicação e concentração Desvantagens: ▪ O processo de coleta pode ser lento e demanda recursos de acordo com a intensidade da amostra; ▪ Os dados resultantes da contagem só podem aparecer em pontos discretos.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DA FOLHA DE VERIFICAÇÃO
Seguindo as etapas para elaboração da folha de verificação é possível obter informações precisas sobre o problema, conseguindo facilmente encontrar a solução do mesmo. Segue as etapas para elaboração: 1 – Definir o que está sendo observado, para que todos possam visualizar a mesma coisa, o mesmo fato, o mesmo problema; 2 – Determinar o tamanho da amostragem, o período que será coletado a informação; 3 – Construir uma folha de verificação simples e de fácil manuseio; 4 – Coletar os dados de forma consistente e honesta.
APLICAÇÃO
Ferramenta aplicada em uma ONG que cuida de idosas e que usa do telemarketing como um dos meios de arrecadação de recursos para manter a Instituição. Os pontos de verificação são os motivos pelos quais as pessoas não contribuem com as doações. Em um cenário de 500 ligações semanais