Ferramentas Twitter
A maioria dos meios jornalísticos utiliza contas conectáveis por uma ou mais pessoas. Além disso, ferramentas para o auxílio dos tweets são indispensáveis.
Tweet Deck
Dentro destas, podemos destacar o TweetDeck, que organiza contatos, lista por interesses e "checa" hashtags em um só lugar. O programa, disponível em todos os sistemas operacionais, permite publicar, acompanhar e gerenciar perfis no Twitter. Só de poder publicar e criar feeds de vários perfis, o TweetDeck já sai na frente da versão web, por exemplo, facilitando o trabalho e a difusão do material jornalístico.
Outros detalhes "simples" são muito importantes para o usuário, como os filtros de conteúdo e busca e a opção do RT automático ou manual. Além disso, o TweetDeck permite utilizar outras redes sociais, como o Facebook, acelerando ainda mais o processo e tornando a ferramenta perfeita para quem lida com hardnews.
Buffer
O Buffer é um aplicativo também disponível em todos os sistemas operacionais. Diferentemente do TweetDeck, o Buffer possui uma interface mais simples, apesar de permitir o uso de várias contas ao mesmo tempo e de angariar outras redes sociais, como o Facebook, o LinkedIn e o Google+. O aplicativo automatiza posts e poupa tempo dos usuários. Destaca-se também a facilidade no upload de fotos, imprescindíveis ao jornalismo nas redes sociais.
A grande vantagem do Buffer é o agendamento de tweets e retweets ao longo do dia, diminuindo o tempo de operação das redes pelos usuários. Assim, é possível programar um dia inteiro de twittadas em horários interessantes e mais atrativos, trazendo o leitor de volta ao link mesmo que o "tempo" da hardnew tenha passado, gerando mais cliques e interação.
Além disso, o aplicativo permite o controle analítico das twittadas, sendo uma importante ferramenta para a apuração de performance das contas. O Buffer cria links específicos, no mesmo modus operandi do bit.ly, por exemplo, aumentando a capacidade de coordenação das notícias e