ferramentas de trabalho
Os sistemas e as teorias de melhoria na produção começaram a surgir em sua maioria, após a Segunda Guerra Mundial, período marcado pela reconstrução da economia mundial e na qual a população, em sua grande parte, passou a exigir mais atenção aos seus direitos, tanto no que diz respeito a sua posição de consumidor de bens e serviços, quanto no papel de produtor desses mesmos bens. A visão administrativa desenvolvida pelos japoneses difere das demais por dar maior ênfase à participação de seus colaboradores nas responsabilidades empresariais, principalmente ao trabalho em equipe, para que desta forma, eles compreendam os processos produtivos e administrativos como um todo e se tornem parte da tomada de decisão. Este processo foi denominado de Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), disseminado por Kaoru Ishikawa que objetiva desenvolver em todos os funcionários a necessidade da busca constante da qualidade global das empresas.
MasaakiImai é conhecido como o pai do Kaizen, na qual o Kai significa mudança, e Zen significa para melhor. A palavra implica melhoria que envolve todos, gerentes e trabalhadores e envolve relativamente poucas despesas. A filosofia Kaizen assume que seu estilo de vida, seja a vida profissional, social ou doméstica, deve ser o focodos esforços de melhoria contínua.
O processo de melhoria contínua traz algumas importantes vertentes que o torna efetivo e traduzem os caminhos da metodologia kaizen: a análise de valor; a eliminação de desperdícios; a padronização; a racionalização da força de trabalho; o sistema Just in time, entre outros. Tem-se que a partir do uso destas vertentes efetivamente se pode afirmar que a organização está buscando um processo de melhoria contínua.
Ela pode ser implementada da seguinte forma; as pessoas na organização desenvolvem suas atividades melhorando-as sempre, por meio de reduções de custos e alternativas de mudanças inovadoras; o trabalho coletivo prevalece sobre o individual; o ser