Trabalho ferramentas case
FERRAMENTAS CASE
Definição
Ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas ferramentas baseadas em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo de desenvolvimento de software.
As ferramentas CASE estão para a Engenharia de Software assim como o CAD ( Computer Aided Design ) está para a Engenharia Civil. São programas que auxiliam o Analista na construção do sistema, prevendo ainda na “prancheta”, como será sua estrutura, quais serão suas classes, entidades, seus fluxos internos e muitos outros detalhes. São elaborados vários diagramas que em conjunto constituem praticamente uma “planta” do sistema a ser desenvolvido.
Com o advento da Orientação a Objeto, surgiu também uma nova maneira de documentar sistemas, que é a UML ( Unified Modeling Language ), desenvolvida por Ivar Jacobson, Grady Booch e James Rumbaugh no início da década de 90. A UML como o próprio nome diz, unificou a notação de sistemas, focando na orientação a objetos.
Um dos principais objetivos que há muito tempo se procura atingir com estas ferramentas é a implementação de um ambiente integrado que permita a aplicação de uma abordagem concept to code (isto é, "desde a concepção até à implementação") para o desenvolvimento de sistemas de informação. No entanto, este objetivo foi frequentemente comprometido por diversas razões. Uma das mais relevantes tem a ver com a incapacidade de suportar, de forma integrada, todas as atividades das várias fases do processo, e sobretudo de automatizar várias delas (nomeadamente a geração automática de código).
Evolução Histórica
Em termos históricos, desde muito cedo se tornou evidente a necessidade da utilização de ferramentas para auxilio do