Ferramentas de marketing
Ferramentas de Comunicação em Marketing
“THE STOPPING POWER OF ADVERTISING MEASURES AND EFFECTS OF VISUAL COMPLEXITY”
Lisboa, 26 de Fevereiro de 2013
Tema
A capacidade dos anúncios publicitários de captarem a atenção do consumidor.
Objectivo do trabalho de investigação em análise
Este estudo tem como objectivo central examinar de que forma a elaboração visual dos anúncios publicitários prendem a atenção do consumidor, tentando perceber se os anúncios mais elaborados são mais ou menos eficientes, no que respeito à captação da atenção.
Síntese
A complexidade dos efeitos visuais determina o poder e a qualidade da técnica da publicidade.
São salientados dois principais tipos de complexidade dos efeitos visuais: a dificuldade de compreender a publicidade e desenvolver medidas objectivas para cada uma. A publicidade é visualmente complexa quando contém muitas características perceptivas – Feature complexity – e/ou um projecto criativo muito complexo – Design complexity.
A Feature complexity está associada na publicidade, aos detalhes e à variação de características, como as cores ou a luminosidade, bastante complexas na maioria das vezes. Investigadores examinam vários exemplos de publicidade e a sua complexidade, fazendo até uma divisão entre baixa, média, e alta complexidade de características. Isto para identificarem as principais diferenças e, segundo vários exemplos, os pixels das imagens e sua qualidade demonstram os milhares de possibilidades de conjugação das cores a serem utlizadas nas imagens.
Segundo os autores, uma alternativa à utilização de apenas características, é uma publicidade com a utilização de mais formas e objectos, através do design. Esta design complexity já assenta noutras questões como, por exemplo, a quantidade, os detalhes e a irregularidade dos objectos utilizados. Devido às principais razões da design complexity pode afirmar-se que as devemos ter em consideração e, assim, conseguir influenciar a