Ferramentas case
Definição:
A sigla CASE significa “Computer Aided Software Engeneering”, em português: “Engenharia de Software Auxiliada por Computador”.
O que são ferramentas CASE ?
Ferramentas CASE são ferramentas utilizadas como suporte para desenvolver um software. Essas ferramentas oferecem um conjunto de serviços, fortemente relacionados, para apoiar uma ou mais atividades do processo de desenvolvimento de software e podem minimizar o tempo de desenvolvimento do programa, mantendo o alto nível de qualidade.
As vantagens em se utilizar uma Ferramenta CASE é o aumento da produtividade, melhor qualidade, diminuição dos custos, melhor gerenciamento e a grande facilidade de manutenção.
Cada ferramenta tem propósitos diferentes, fornece serviços diferentes, mas possuem algumas características em comum.
Um exemplo de ferramenta case é o DB designer.
Características do DB designer
A DBDesigner é uma ferramenta CASE para a modelagem de dados que trabalha com o modelo lógico, desenvolvida pela fabFORCE (www.fabforce.net) sob a licença GNU GPL (General Public License). É um software multiplataforma (Windows 2k/XP e Linux KDE/GNOME) implementado em Delphi/Kylix. Além de permitir a modelagem, criação e manutenção de bancos de dados, esta ferramenta possibilita também a engenharia reversa, gerando o modelo de dados a partir de um banco existente, e ainda possibilita o sincronismo entre o modelo e o banco.
A DBDesigner foi construída originalmente para oferecer suporte ao MySQL, porém oferece também suporte à engenharia reversa e sincronização a outros SGBDs como Oracle, SQL Server, SQLite e outros que permitam acesso via ODBC (Open Database Connectivity).
Os requisitos do Db designer são funicionais, Permanente, evidentes e obrigatórios.