Ferramentas case
Interatividade
Na Unidade 9, você teve a oportunidade de aprender sobre ferramentas CASE. Para participar desta interatividade, faça uma pesquisa na internet sobre algumas ferramentas, levantando seu nome, seu fabricante, sua estrutura e suas características, como, por exemplo, qual fase do processo de software ela automatiza. Além disso, procure informações sobre as vantagens e as desvantagens dessas ferramentas. Depois de realizado esse levantamento, acesse o Fórum 7 e discuta com seus colegas quais foram as experiências adquiridas por meio desta pesquisa.
A sigla CASE significa “Computer-Aided Software Engineering”. (“Engenharia de Software Auxiliada por Computador”) Uma ferramenta CASE é um aplicativo que auxilia os profissionais envolvidos na tarefa de produzir sistemas. O tipo de “ajuda” que a ferramenta fornece, depende exclusivamente da proposta do fabricante. Por este motivo, as ferramentas se dividem em três categorias.
São elas:
01. Lower CASE - ferramentas de codificação (front-end);
02. Upper CASE - ferramentas de análise, projeto e implementação;
03. Integrated CASE - união de Upper e Lower CASE.
Um dos componentes indispensáveis de uma ferramenta CASE é a modelagem visual, ou seja, a possibilidade de representar, através de modelos gráficos, o que está sendo definido.
As ferramentas CASE automatizam uma grande variedade de tarefas: Geração de documentação,Testes, Engenharia Reversa, Geração de código, Geração de Relatórios entre outras atividades. Por este motivo, também são conhecidas como “Ferramentas de Produtividade”.
O mercado de desenvolvimento de software vem crescendo a cada dia, obrigando as empresas do setor a procurarem alternativas que sirvam como diferencial competitivo, e é aí que entra a utilização de uma Ferramenta CASE, oferecendo recursos que podem minimizar o tempo de