Ferramentas Abrasivas
A Norma Regulamentadora 12, cujo título é Máquinas e Equipamentos, estabelecem as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando a prevenção de acidentes do trabalho. A NR 12 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, nos artigos 184 a 186 da CLT.
O processo de usinagem por abrasão é aquele onde a retirada de material se da através do atrito entre a ferramenta e uma estrutura. Como exemplo de ferramentas abrasivas podemos citar as lixas, os rebolos e pós-abrasivos.
Dentre os materiais utilizados como abrasivos estão os polímeros, a madeira, o diamante, a cerâmica, a lã, o feltro, o CBN (borazon) etc.
Segurança de ferramentas abrasivas: A utilização segura da ferramenta abrasiva é fundamental para o sucesso em operações de retificação, rebarbação, corte lixamento, etc.
• Escolher a ferramenta abrasiva adequada de acordo com a operação e o material a ser trabalhado;
• Manusear e montar corretamente o abrasivo, evitando trincas ou quebras que poderiam levar a perda da ferramenta abrasiva ou até mesmo a graves acidentes;
• Identificar situações inseguras durante a utilização de ferramentas abrasivas;
• Avaliar as condições dos elementos da máquina que poderiam causar o rompimento do abrasivo bem como a necessidade de manutenção das máquinas;
•Usar os equipamentos de proteção individual adequados à operação.
Discos abrasivos em pedestais ou ferramentas portáteis podem causar acidentes por montagem inadequada, uso em condições não permitidas ou má operação.
Alguns cuidados:
1. Estas ferramentas só podem ser preparadas, montadas e mantidas por pessoal especializado, seguindo recomendações dos fabricantes.
2. O "teste do sino" deve ser feito. Armazenar como o recomendado e respeitar o prazo de validade. As flanges de montagem devem ter pelo menos um terço do