relatorio de fisica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CETEC
CET106 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL IV / T01 – P02
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL IV
ÓPTICA GEOMÉTRICA: Reflexão em espelho côncavo e convexo.
Componentes:
Ana Nataly dos Anjos Costa
Jamille Freitas Fiuza
Joel Eugênio Cordeiro Jr
Ramile Uzeda
Samile Raiza Carvalho Matos
Sillas Souza Oliveira
Cruz das Almas
09 de Dezembro de 2011
1 OBJETIVOS
O experimento tem como finalidade realizar uma análise qualitativa de uma parte da óptica geométrica, que foca no estudo da reflexão de raios luminosos em espelhos côncavos e convexos:
Feixe de luz convergente;
Feixe de luz divergente;
Identificar o foco;
Identificar e diferenciar imagem real e imagem virtual.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
O estudo da óptica geométrica como já citado no relatório anterior analisa basicamente o comportamento e a trajetória da propagação da luz, estudando assim as leis que descrevem fenômenos luminosos na óptica.
No experimento anterior discutimos como acontece fenômeno da reflexão para espelhos planos, agora nos interessa o que acontece quando a luz interage com superfícies curvas, no nosso caso, côncava e convexa. Os raios refletidos em superfícies esféricas apresentam uma peculiaridade diferente daquela observada nas planas, porém nos restringimos a falar somente das esféricas e o que acontece com os raios incididos nestas.
As superfícies esféricas, como o próprio nome já diz, têm a forma de um segmento de uma esfera (SERWAY, R e JEWETT, J, 2004). Um espelho, no qual a luz é refletida da superfície interna côncava, é chamado de espelho côncavo, já quando a luz é refletida da superfície externa, é chamado de convexo.
Os elementos principais dos espelhos esféricos são o centro de curvatura localizado num ponto C, o raio de curvatura R, centro do segmento esférico denominado ponto V, e eixo principal que é a linha do centro de curvatura (C) para o centro do