FERRAMENTA
PARAFUSOS
Parafusos são elementos de fixação empregados na união de peças que podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas. Eles se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento. O tipo de acionamento está relacionado ao tipo de cabeça do parafuso.
Em geral, o parafuso é composto de duas partes: cabeça e corpo.
O corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cônico, totalmente roscado ou parcialmente roscado. A cabeça pode apresentar vários formatos; porém, existem parafusos sem cabeça.
Há uma enorme variedade de parafusos que podem ser diferenciados pelo formato da cabeça, do corpo e da ponta. Essas diferenças, permitem classificá-los em grandes grupos:
Parafusos passantes
Os parafusos passantes atravessam, de lado a lado, as peças a serem unidas, passando livremente nos furos. Dependendo do serviço, esses parafusos, além das porcas, utilizam arruelas e contraporcas como acessórios.
Parafusos não passantes
São parafusos que não utilizam porcas. O papel de porca é desempenhado pelo furo roscado, feito numa das peças a ser unida.
Parafusos de pressão
São parafusos fixados por meio de pressão. A pressão é exercida pelas pontas dos parafusos contra a peça a ser fixada. Podem apresentar cabeça ou não.
Parafusos com sextavado interno
• De cabeça cilíndrica com sextavado interno (Allen)
Esse tipo de parafuso é utilizado em uniões que exigem um bom aperto, em locais nos quais o manuseio de ferramentas é difícil devido à falta de espaço. São fabricados em aço e tratados termicamente para aumentar sua resistência à torção.
Parafuso de cabeça sextavada
Em geral, é utilizado em uniões em que se necessita de um forte aperto da chave de boca ou estria. Esse parafuso pode ser usado em peças com furo roscado ou furo passante com auxílio de porca e arruela.
Parafusos de cabeça com fenda
• De cabeça escareada chata com fenda
Muito