Ferramenta para otimização de CI
INTERNA NA UNIDADE
A comunicação, do ponto de vista empresarial, pode ser entendida como função indispensável de pessoas e organizações, através da qual se conduz uma relação com o meio ambiente, com os próximos e com suas próprias partes, mediante processos internos.
Entende-se, por isso, que o equilíbrio da organização está na disposição ordenada entre as partes que a compõem. Esse equilíbrio e integração dependem fundamentalmente do seu processo comunicacional, ou seja, ao se organizar, uma empresa organiza, de fato, o fluxo de informações a ela relacionadas. Assim, estarão organizando suas relações humanas, administrativas e estratégicas entre suas partes funcionais.
No plano econômico, as rápidas mudanças ocorridas em nível mundial nos últimos anos estão levando as empresas a uma reestruturação geral, de forma a que possam competir em um mercado cada vez mais globalizado. Somando-se a esse panorama econômico, há um avanço tecnológico expressivo nas áreas de tecnologia de informação e de comunicação, trazendo novos desafios para diversas áreas empresariais, tais como marketing, produção e distribuição.
Novas ferramentas de comunicação têm mudado a comunicação externa e interna das organizações. O advento da tecnologia da informática tem levado as organizações a se conectarem e divulgarem seu trabalho (serviços e produtos) até o outro lado do mundo. Com o surgimento dessa nova realidade, a competição no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, pois é reconhecido, hoje mais do que nunca, o poder expressivo da comunicação: quem tem acesso e se utiliza apropriadamente da comunicação terá maior poder.
A inserção competitiva das empresas no cenário mundial depende, basicamente, da postura que as organizações irão tomar na questão da valorização do ser humano e, portanto, numa comunicação interna eficiente e transparente. Muitas empresas estão passando por processos de fusão; outras estão