Ferramenta de gestão: balanced scorecard - seis sigma
Os Seis Sigma
A realidade das empresas no mundo atual, caracterizado por rápidas e profundas mudanças nas áreas tecnológicas, econômica e social, apenas as empresas que sabem utilizar de forma eficiente a informação no gerenciamento encontram-se em posição realmente competitiva. O gerenciamento consiste em atingir as metas necessárias à sobrevivência de uma organização e ao seu desenvolvimento. Isto é, uma meta é alcançada por meio do método gerencial. Quanto mais informações forem agregadas ao método, maiores as chances de se alcançar as metas. Neste contexto, podemos introduzir a estatística como a ciência que viabiliza a coleta, o processamento e a disposição da informação, de forma que o conhecimento assim gerado possa ser utilizado - por meio do método gerencial - para o alcance de metas. Desta forma, surgiu-se o sistema dos seis sigma que busca a qualidade nos processos que estão em andamento ou já foram implantados estabelecendo metas e evitando desperdícios na produção da instituição.
O sistema dos seis sigma pode ser aplicado em qualquer empresa independente de seu tamanho, ramo ou segmento, a única questão é saber o que realmente constitui os seis sigma e de que forma esta estratégia pode ser aplicada para que haja sucesso.
Os seis sigma ou six sigma é um processo de negócio que possibilita que as empresas aumentem drasticamente os seus lucros através de uma reestruturação das operações, aumento da qualidade e eliminação de defeitos ou erros em qualquer área de performance do negócio, desde o preenchimento de encomendas até à produção de motores de aviões. Enquanto os programas de qualidade tradicionais se concentram na detecção e correção de erros, o sistema Six Sigma abrange algo mais ambicioso: fornece métodos específicos para recriar o próprio processo, para que os erros nunca cheguem sequer a existir.
Para cada empresa, são escolhidas as ferramentas da qualidade a serem empregadas,