Estudo de caso de cenarios
Elaborado por Prof. Maurício Marques Miguel – Direitos reservados
Uma empresa brasileira, chamada Corcatel, trabalha no setor de treinamento e desenvolvimento em idiomas. Essa empresa teve seu início em 2001, quando começou suas atividades no ramo de ensino da língua inglesa in company (ou seja, sem escola física – enfim, indo na própria empresa do cliente). A Corcatel começou dessa forma, suprindo a necessidade de treinamento de empresas da região de Campinas, tais como IBM, Bosch, General Electric e etc. Quando uma empresa dessa necessitava treinar seus funcionários na língua inglesa, a Corcatel então era contratada para enviar seus professores até a própria empresa, prestando serviços de aulas de inglês para seus funcionários, na própria empresa, no seus horários de almoço, ou horas antes do expediente e também horas depois do expediente.
A Corcatel teve um crescimento fantástico no 1º ano. Seu faturamento anual foi de R$350.000,00 logo no 1º ano de operação. Seus clientes principais, no primeiro ano, eram:
IBM – 30% do seu faturamento anual.
General Electric – 40% do seu faturamento anual.
Demais empresas – 30% do seu faturamento anual.
Dessa forma, a Corcatel finalizou o ano de 2001 acima de suas expectativas. O crescimento nos próximos anos continuou de forma constante. Seu faturamento aumentou 43% no segundo ano (em relação ao primeiro ano) e 68% no terceiro ano (em relação ao segundo ano). Dessa forma, a Corcatel então se estabeleceu no mercado de treinamento lingüístico de forma sólida e orgânica. No final de 2003, a Corcatel resolveu apresentar novos produtos: Ensino de outros idiomas como alemão, francês e italiano.
A partir de 2004, a Corcatel percebeu que seu crescimento estagnou nos anos de 2004 á 2010. Seu faturamento basicamente permaneceu o mesmo, porém tendo a necessidade de administrar uma estrutura bem mais complexa de professores, devido aos diversos idiomas oferecidos a seus clientes. A Corcatel