Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
Introdução :
As organizações estão introduzindo novos indicadores para refletir as novas prioridades estratégicas, uma das ferramentas de gestão que permite essa medição é o BSC (Balanced Scorecard), este claro e objetivo quanto aos indicadores de desempenho.Ele proporciona uma visão do alcance, ou não, das estratégias e metas traçadas.
Para que as organizações tornem-se ou mantenham-se competitivas, elas precisam elaborar estratégias que combinem com sua missão e visão, medindo-as, comparando-as e tomando decisões por meio de indicadores. Estes devem ser definidos adequadamente pelo gestor de acordo com a estratégia adotada. A eficácia da medição dos indicadores também depende do compartilhamento das estratégias com todos os colaboradores, para que estes percebam que, além de suas atividades operacionais, parte de seu trabalho é alcançar a contínua melhoria do desempenho da organização São poucas as evidências de que as organizações estão gerenciando seu sistema de medição de desempenho de maneira a refletir o contexto organizacional.
A partir do exposto, verifica-se que a utilização do BSC pelas organizações com o intuito de avaliar o desempenho de seus indicadores e alcance de suas metas, possibilita o aperfeiçoamento de sua estrutura em diferentes âmbitos.
Balanced Scorecard (BSC) BSC, é um conjunto de indicadores que proporciona aos gestores uma visão abrangente, de toda a empresa. Reflete um equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre perspectivas interna e externa de desempenho. Por isso, com o tempo, ele deixou de ser apenas um sistema de medição aperfeiçoado, passando a ser um sistema gerencial importante às organizações.
Os indicadores do BSC permitem acompanhar o andamento de um processo (identificando riscos em potencial e problemas), controlar qualidade e produtividade (obtendo informações