Ferragens mais utilizadas no Design de Móveis
Ferragens são todas as peças de ferro necessárias para construções de objetos produzidos industrialmente, como parafusos, dobradiças, fechaduras, fixadores, brocas, cadeados, trincos, ferramentas, dentre outros. Assim, podemos observar como as ferragens fazem parte do nosso dia a dia e são importantes para a nossa vida diária.
Neste trabalho, citaremos algumas das ferragens mais utilizadas na indústria moveleira.
2-CORREDIÇAS
As corrediças suavizam o movimento das gavetas e aumentam a durabilidade. Composta por rolamentos em resina de nylon que garantem um deslizamento suave permite fácil introdução, retirada e abertura da gaveta, sua furação é compatível com várias opções de montagem e eficiente sistema “ Self Closing ” que garante um fechamento automático da gaveta. As corrediças podem ser encontradas em diversos comprimentos.
Figura 1.1 - corrediças
Figura 1.2 - Corrediças (lateral) Figura 1.3 – corrediças
Figura 1.4 - Corrediça
3-DOBRADIÇAS
A escolha desses acessórios está diretamente relacionada à qualidade e durabilidade que se pretende dar ao móvel, uma vez que eles estão entre os componentes com mais esforços no uso diário.
Utilize dobradiças e calços de qualidade e deixe claro para o cliente o quanto estes acessórios irão contribuir para a qualidade final e a vida útil do móvel.
Os dois principais tipos de dobradiças hoje disponíveis no mercado são as dobradiças depressão (ou “de caneco”) e as dobradiças pivotantes – usadas basicamente em portas que necessitam de um grande ângulo de abertura, ou pedem o uso de dobradiças “invisíveis”.
As dobradiças de pressão apresentam vantagens por:
Dispensar o uso de fechos nos moveis
Dispensar a fixação em topos de porta
Permitir que a dobradiça seja totalmente embutida no móvel e permitir regulagens na porta