Educação inclusiva ensino infantil
Educação inclusiva no ensino infantil
Lázaro Monteiro Paixão
Canindé – CE
2013
Resumo
A Educação Inclusiva é muito importante para o crescimento do Brasil. A Educação Inclusiva rejeita a exclusão e promove um aprender livre de barreiras. No ensino infantil se mantém a margem deste movimento de incluir, mas a grandes barreiras como o primeiro contato com a criança fora de casa e a preparação pedagógica trazem grandes dificuldades em responder às diversidades. Sugere-se que seja trabalhada com a sociedade a conscientização e pede-se total apoio aos professores e familiares para possibilitar uma quebra de bloqueio e uma resposta mais adequada dentro do ensino infantil.
Palavras-chave: Ensino infantil. Inclusão. Família. Escola.
1. INTRODUÇÃO
Ao inserir-se na escola as crianças com necessidades especiais se deparam com várias oportunidades e angústias, necessidades essas de se defrontar com seu desenvolvimento e com barreiras por suas limitações.
A Educação Especial inclusiva vem ganhando seu espaço no mundo, mais precisamente, nos últimos 18 anos. Podemos dizer que esse movimento envolve ações nas áreas culturais, social, médica, política e pedagógica.
A discussão tem em sua defesa o direito de toda pessoa humana ter acesso à Educação, oferecido pelo Estado por meio do ensino regular, e ao Portador de Necessidades Especiais em particular, gozar desse direito junto aos outros alunos, participando e aprendendo, tendo respeitadas as suas capacidades e limitações, sem nenhum preconceito.
Hoje em nosso país e muito discutido o termo inclusão: No trabalho, na escola e em outros locais da nossa sociedade. Mas nem sempre se respeita esse termo quando se trata com pessoas. Em Especial a crianças que fazem parte da educação infantil. A inclusão ultrapassa várias barreiras para atender às desigualdades na educação. Encarar as diferenças das pessoas: mentais, físicas, sócio-