fernando
Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia.
Unidade de Rondonópolis, Mato Grosso. Curso Técnico em Edificações.
Turma 1.
Instalações Elétricas.
Docente: Alessandro Rodrigues Viana.
Discente: Fernando Rocha Passos;
Rhayenne Oliveira da Silva.
Rondonópolis, MT.
Agosto de 2014.
SECITEC
Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia.
Unidade de Rondonópolis, Mato Grosso. Curso Técnico em Edificações.
Turma 1.
Instalações Elétricas
Trabalho encaminhado ao professor do curso técnico em Edificações na escola técnica SECITEC, unidade de Rondonópolis, Alessandro Rodrigues Viana, para fins de avaliação.
Rondonópolis, MT.
Agosto de 2014.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.
Dia a dia cresce o número de aparelhos eletro-eletrônicos instalados na rede elétrica domiciliar. Já não há mais uma divisão nítida entre o que é de eletrônica e o que é de eletricidade doméstica.
Uma instalação elétrica é definida pelo conjunto de materiais e componentes elétricos essenciais ao funcionamento de um circuito ou sistema elétrico. As instalações elétricas são projetadas de acordo com normas e regulamentações definidas, principalmente, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT. A legislação pertinente visa a observâncias de determinados aspectos, bem como, Segurança, Eficiência e Qualidade Energética, etc.
A descoberta da energia elétrica provocou uma verdadeira (r)evolução na arquitetura. Sua aplicação, aliada ao desenvolvimento de novos equipamentos que a utilizam, permitiu aos arquitetos alçarem vôos maiores em seus projetos e deu origem a profundas mudanças nas cidades e edificações que as compõem.
Nas regiões frias, por exemplo, o homem já não depende mais da queima de combustíveis para garantir o conforto térmico de seu lar: ele pode fazer uso da energia elétrica aquecer os ambientes internos. O mesmo ocorre também, em ordem