Fernando
Marketing estratégico, tático e administrativo
O marketing é estruturado em três grandes áreas: estratégico, tático e administrativo. É uma hierarquia que começa nas estratégicas empresarias e passa pelas grandes decisões de marketing (marketing estratégico), estas decisões são desenvolvidas sobre o produto, precificação, formas de distribuição e de comunicação (marketing tático), chegando ao nível de planejamento detalhado das ações (marketing administrativo).
Marketing estratégico
Envolve as grandes decisões de mercado, ligadas à segmentação dos mercados, à escolha (targeting) do mercado-alvo e do posicionamento da empresa nesses mercados. Sendo que estas decisões pela sua importância sustentam as outras áreas de decisões de marketing com informações e diretrizes gerais.
Marketing tático
Marketing tático é colocar as definições estratégicas em oferta de mercado. Nessa etapa iremos utilizar vários meios para divulgar um produto, chamado marketing mix. O mix de marketing da empresa precisa expressar a estratégia e valores da companhia para o cliente, demonstrando a estratégia da empresa, sua característica física e seu valor simbólico.
Ponto de venda: conjunto de canais de distribuição (conveniência);
Promoção: venda de um produto por certo preço, utilizando comunicação persuasiva de marketing (comunicação);
Preço: é o valor empregado no produto gerando custo para o consumidor;
Produto: é atender a necessidade do cliente.
Marketing administrativo
O marketing administrativo atesta a continuidade de estratégias e táticas desenvolvidas ao longo do percurso de uma empresa para tornar seus produtos ou serviços reconhecidos no mercado, pode-se dizer que o marketing administrativo é uma espécie de controle, ou seja, a capacidade de preparar e executar todas as outras etapas de plano de marketing. Os planos de marketing desenvolvidos por uma empresa podem ser:
Sumário executivo e índice de conteúdo
Situação atual