Fernando Pessoa
Índice
Introdução
Este trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Português, no módulo IX – Textos Líricos.
No entanto o trabalho realizado, apresenta a vida e obra de Fernando Pessoa, pois este trabalho foi-nos concebido para que os alunos pudessem aprofundar mais os seus conhecimentos relativamente ao autor.
A aluna tentou pesquisar toda a informação disponível, para realizar este trabalho, a pela escolha de informação foi realizada após uma pesquisa aprofundada do autor. O objectivo era perceber como Fernando Pessoa se tornou um autor conhecido, e quais foram as obras escritas e publicadas pelo mesmo.
Vida do autor Fernando Pessoa
Cartão de Cidadão
“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus. >>>
Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; escrito entre 1913-15; publicado em Atena nº 5 de Fevereiro de 1925.”
Nacionalidade: Portuguesa
Progenitores:
Mãe: Maria Madalena Pinheiro Nogueira Pessoa
Pai: Joaquim de Seabra Pessoa
Ocupação: Poeta, escritor e tradutor
Profissão: Correspondente comercial e tradutorFernando Pessoa – Ortónimo
Figura cimeira da literatura portuguesa e da poesia europeia do século XX. O seu virtuosismo foi, sobretudo, uma forma de abalar a sociedade e a literatura burguesas gasta, ele fundamentou a resposta revolucionária à concepção romântica, sentimentalmente metafísica, da literatura. O apagamento da sua vida pessoal não se opôs ao exercício activo da crítica e da polémica em vida, e sobretudo a uma grande influência na literatura portuguesa do século XX.
Fernando Pessoa ortónimo, seguia, formalmente, os modelos da poesia tradicional portuguesa, em textos de grande suavidade rítmica e musical. Poeta introvertido e meditativo,