sicko sos saúde
Objetiva a avaliação de três ou mais amostras, ao mesmo tempo e de maneira aleatória. O avaliador ordena de forma decrescente ou crescente o quão intenso se apresenta um único atributo específico ou sua preferência por um determinado produto.
2. Em que momento deve-se usar este método?
Quando já se tem um produto definido, mas se deseja mudar alguma característica específica do mesmo e também pode ser usado como um “tirador de dúvidas” quando se quer avaliar apenas um atributo específico de um material que havia sido avaliado num conjunto de suas características.
O teste de ordenação consiste na apresentação de três ou mais amostras de maneira casualizada e balanceada, onde os julgadores são solicitados a ordená-las, seja em ordem crescente ou decrescente, quanto à intensidade de um determinado atributo (OLIVEIRA, 2010).
Este método deverá ser utilizado quando o objetivo é a comparação de diversas amostras no respeitante a um único atributo, e.g, doçura, acidez, preferência. O indivíduo maniesta sua preerência em relação ao produto que lhe éoerecido. As escalas mais utilizadas são de ordenação-preerência e comparação pareada.No teste de ordenação-preerência (Ficha 11) uma série de amostras é apresentada para queseja ordenada de acordo com a preerência do julgador. Na comparação pareada (Ficha 12)são apresentados pares de amostras para serem comparadas pelo julgador em relação a suapreerência.
O objetivo desse trabalho foi verificar através de análise sensorial a existência de diferença e preferência entre amostras de água de coco in natura e processada. Foram avaliadas, quatro amostras de água de coco sendo uma in natura, retirada de cocos sadios e três processadas e envasadas em embalagem cartonada com capacidade de 330ml. Aplicou-se o teste de preferênciaordenação. O teste foi realizado no laboratório de análise sensorial do Instituto CENTEC de Limoeiro do Norte-Ce. De acordo com os