Fernando pessoa
O tema deste trabalho é a vida de Fernando Pessoa. Através desse trabalho conseguimos compreender o que se passou na sua vida. Nos deparamos com várias poesias e prosas de cada um de seus heterônimos.
O objetivo geral deste trabalho é contribuir para que todas nós não só do grupo e sim toda a classe entenda sobre a vida de Fernando Pessoa e compreenda quem foram seus heterônimos.
A escolha do tema foi referente ao modernismo que estamos estudando em sala de aula, o que levou a professora escolher um poeta para ser exposto a toda classe para que todos nossos colegas possam compartilhar os conhecimentos que adquiriram juntos no decorrer da preparação do trabalho.
Para o grupo foi um trabalho satisfatório para ser discutido tanto em grupo como em sala.
O ENIGMA EM PESSOA
Introdução à obra de Fernando Pessoa [pic]
UMA VIDA E MUITAS INVENÇÕES Ao escrever sobre Fernando Pessoa, o poeta mexicano Octavio Paz declara que “os poetas não têm biografia. Sua obra é sua biografia”. Afirma ainda, que, no caso de Pessoa, “nada em sua vida é surpreendente -- nada, exceto seus poemas.” Homem de vida pública modesta, Fernando Pessoa dedicou-se a inventar. Através da poesia, criou outras vidas, despertando, assim, o interesse por sua própria vida tão pacata. Tornou-se, portanto, o enigma em pessoa. [pic] Nascido em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888, Fernando Pessoa perdeu o pai aos cinco anos de idade. Em 1896, a família se transfere, levada pelo segundo marido de sua mãe, para a cidade de Durban, na África do Sul. Lá, cursa o secundário, cedo revelando seu pendor para a literatura. Em 1903, ingressa na Universidade do Cabo. [pic] Fernando Pessoa, educado em inglês, adquiriu o gosto pela poesia lendo Milton, Byron, Shelley, Edgar Allan Poe e outros poetas de língua inglesa. Deixando a família em Durban, o jovem estudante, que até