Atividades complementares
Professor Antonio Souza
Rio de Janeiro, 2009.
APRESENTAÇÃO
Os 20 temas do Enade, aqui apresentados, são sínteses do programa da prova de “formação geral”, a ser realizada em 08 de novembro deste ano de 2009, para e pelos alunos dos cursos de graduação. Os do 1º e do último ano letivo, selecionados ou voluntários.
O Exame nacional de desempenho dos estudantes (Enade) é um dos critérios de avaliação da Instituição a qual pertence o aluno. E das
Instituições de Ensino Superior (IES) em geral. Para o aluno, portanto, é importante que sua IES seja bem avaliada e que ele mesmo faça a sua parte. Veja mais sobre isso na Cartilha FAMA/ENADE 2009.
Os 20 temas do Enade são destinados aos alunos da FAMA, como instrumento teórico para facilitar seus estudos. São textos/temas desenvolvidos sobre o programa do Enade para a prova de formação geral, com exclusividade para o corpo discente da FAMA. Devem, portanto, potencializar seus desempenhos.
I. Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão
Este tema se refere à compreensão de uma sociedade diversificada, com múltiplas formas de culturas; uma sociedade aberta e de oportunidades. Em suma: a sociedade brasileira. NA ORIGEM, a idéia ou conceito de sociodiversidade foi elaborado pela
Antropologia. Tem relação com as etnias indígenas, que formam uma sociedade à parte na “chamada sociedade dominante”: a do “homem branco”. Um exemplo mais recente é a dos índios Ianomâmis, que fazem uma sociedade ou “nação” específica dentro do território brasileiro. Nesse sentido, a mais alta Corte de Justiça no Brasil (STF) reconheceu os direitos dos Ianomâmis baseados, inclusive, no conceito de sociodiversidade. NO SENTIDO SOCIOLÓGICO, pode-se estudar ou compreender a abrangência da idéia ou conceito de sociodiversidade além das questões étnicas e raciais. Isto é: além dos limites que compõem os costumes ou culturas de índios, brancos e negros, base da formação étnica do Brasil.