Fernando Pessoa Enquadramento Sociopolítico e o livro de desassossego.
28º Curso de Formação de Oficiais de Polícia
Língua e Literatura Portuguesa IV
Prof.ª Doutora Maria Teresa Martins
Fernando Pessoa
Enquadramento sociopolítico e o Livro do Desassossego
Discente:
Nilton Rodrigues 34/CV
Índice
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Língua e Literatura Portuguesa IV, a pedido da sua docente Prof.ª Doutora Maria Teresa Martins, relativamente à uma das obras que fazem parte do plano curricular do ano em curso. Divide-se em duas fases. Uma primeira parte que se baseia essencialmente na biografia de Fernando Pessoa, realçando de forma cronológica a vida e obra do autor, bem como o seu enquadramento social e politico segundo autores da actualidade, e uma segunda parte direccionada para o Livro do Desassossego.
Em princípio, o conteúdo seria exclusivamente sobre o Livro do Desassossego, mas seria um absurdo falar apenas da obra, sem falar da vida do autor, uma vez que a obra está inteiramente relacionada com a vida de Fernando Pessoa. Portanto, a vida de Fernando Pessoa, a sua forma de viver no dia-a-dia, os seus sentimentos instantâneos servem como base de um misterioso livro que posteriormente veio ajudar a entender o porque da estranheza tanto da sua forma como do seu conteúdo.
Quem leu este maravilhoso clássico de um dos maiores poetas Portugueses, ainda que seja sem uma ordem propriamente dita, de um modo geral, constata-se que o livro se enquadra verdadeiramente numa obra de teor altamente poético e prosaico em simultâneo, com uma suavidade em detalhes, uma subtileza nas descrições e opiniões quotidianas carregadas de afectividades e emoções, tratando-se de uma obra onde a beleza singular é notada nas palavras daquele que Fernando Pessoa quis fazer do seu representante na elaboração da obra. O livro, em si mesmo