Fermentação
OBJETIVOS:
O objetivo desta atividade experimental foi analisar o crescimento da massa do pão consoante os ingredientes acrescentados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
As leveduras são fungos unicelulares que habitam nos mais variados locais. As leveduras de padeiro ou da cerveja Saccharomyces cerevisae é a espécie mais comum, sendo muito utilizada no fabrico de pão, vinho e cerveja devido à sua capacidade de realizar a fermentação. Durante a fermentação, as leveduras produzem álcool e dióxido de carbono, a partir de açúcares.
À transformação de uma substância noutra com a ajuda de microrganismos (fungos, bactérias, etc.), dá-se o nome de fermentação.
Esta transformação é utilizada em vários processos, produtos que utilizamos no dia-a-dia, desde a massa do pão, fabricação de cerveja, etc.
Já no fabrico do pão, os fermentos consomem o açúcar vindo do amido da massa, libertando CO2, o que faz com que o volume da massa aumente.
A fermentação destina-se à obtenção de energia, e ocorre com a perda da glicose (ou outros substratos como o amido) formando piruvato, que por sua vez, seguidamente, é transformado noutro produto, álcool etílico ou ácido láctico, definindo a fermentação alcoólica e a fermentação láctica, respetivamente. A fermentação não ocorre na presença de oxigénio.
A fermentação é utilizada em vários processos e em várias indústrias, como já referimos, no fabrico de pão, cerveja, champanhe, etc.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAL:
3 Copos de plástico
2 Colheres
1 Vareta
3 Gobelés de 100ml
4 Gobelés de 400ml
1 Balança (± 0,1g)
1 Placa de aquecimento
1 Tabuleiro
1 Vidro de relógio
Farinha tipo 65
Fermento padeiro
Água
Açúcar
MÉTODOS:
1. Primeiramente enumerou-se os 3 copos de 1 a 3 e adicionou-se a cada um 60 ml de água morna;
2. Dissolveu-se, nos copos 2 e 3, 3g de fermento;
3. De seguida, adicionou-se ½ colher de chá ao copo 3;
4. Adicionou-se, a cada copo, 4 colheres de sopa de farinha e, de seguida, mistura