Fermentação
Introdução:
Para esta experiência laboratorial, foi-nos solicitado pela professora a execução de uma atividade. A atividade pretende permitir aos alunos conhecer o processo de fermentação e respiração aeróbia que as células podem realizar, assim como as substâncias que se libertam nesses mesmos processos.
Introdução Teórica:
A biossíntese de ATP é fundamental para a sobrevivência de qualquer célula, seja uma simples bactéria ou um complexo neurónio do cérebro humano. A transferência para as moléculas de ADP da energia potencial de hidratos de carbono como a glicose ocorre em duas vias metabólicas principais: a fermentação e a respiração celular.
Com a respiração celular aeróbia, as células catabolizam a glicose de uma forma mais eficaz, produzindo um elevado número de moléculas de ATP e, como resíduos, água e dióxido de carbono; neste processo, basicamente uma longa sucessão de oxidações e reduções, o oxigénio molecular desempenha o papel crucial de aceitador final de eletrões.
Na ausência de oxigénio, os organismos podem "fermentar" a glicose, uma via metabólica mais simples e de menor rendimento energético. Mas este facto não diminui a importância da fermentação: é provável que tenha sido o primeiro metabolismo energético na história da Vida na Terra; é nela que assenta a sobrevivência de inúmeros microrganismos que decompõem e reciclam a matéria orgânica; é a fermentação que assegura um pouco mais de energia aos músculos cansados durante uma maratona, e está na base de alguns dos alimentos mais consumidos no mundo.
(retirado do documento disponibilizado pela professora para a realização da atividade pratico-laboratorial)
Vamos esclarecer alguns conceitos essenciais para esta atividade:
Nas células de todos os seres vivos do planeta ocorrem reações químicas a partir de substâncias que a elas chegam, estas reções podem libertar energia ou requere-la. A este conjunto de reações dá-se o nome de metabolismo celular. Existem dois