fermentação de paes
O pão é um alimento que resulta do cozimento de uma massa feita com farinha de certos cereais, principalmente trigo, água e sal, seu uso na alimentação humana é antiquíssimo. É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia juntamente com o cultivo do trigo. Eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.
Com o decorrer dos anos e os avanços tecnológicos o processo de fabricação do pão se aperfeiçoou, até chegar à panificação dos dias atuais, com significante parte do processo realizado por operações mecanizadas e novas estruturas de ingredientes. O objetivo deste trabalho é descrever as etapas, bem como o maquinário utilizado neste processo.
2 história
O pão é apreciado por todas as classes sociais, e sua receita é simples: água, sal e trigo. Este foi o primeiro grão que a humanidade aprendeu a cultivar e moer, por volta de 9000 a.C., segundo diversos historiadores. Alguns documentos apontam que o local de origem teria sido a Mesopotâmia.
Durante milhares de anos, o homem comeu o pão em seu estado mais rígido, pois o processo de fermentação surgiu bem mais tarde, a partir do esquecimento, por parte de um padeiro egípcio, no relento uma massa de farinha e água por vários dias. Foi no Egito também que se foi descoberta a padaria mais antiga do mundo, em Gizeh, aproximadamente em 3000 a.C..
Os primeiros pães eram assados em rochas aquecidas pelo sol, e os grãos mais comuns para a fabricação do mesmo eram a cevada e a espelta. O primeiro pão assado em forno de barro foi a 7000 a.C. no Egito. Os primeiros pães foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas. Hoje, apesar da modernidade e sofisticação, o mais simples dos alimentos ainda mantém sua mistura básica inicial. No Egito, o pão era o alimento básico. Segundo Heródoto, era