Fermentação alcoolica
Tema: solução que volatiza
Professor: Roberto
Série: 9º A
Data: 4 de Março de 2015
Introdução
Este Experimento é chamado de “Sangue do diabo”, pois a solução resultante do mesmo é usada como uma brincadeira maldosa por ter coloração avermelhada. Se for atirada em um pano branco, provoca uma mancha vermelha e por essa propriedade, é lançada sobre as pessoas com a intenção de as fazerem pensar que suas roupas foram danificadas. Porém, alguns minutos depois, a mancha vermelha simplesmente desaparece.
Parte Experimental
No experimento, foi utilizado:
Um Béquer
Um Erlenmeyer
Uma Pisseta Água
Álcool Líquido
Fenolftaleína
Amônia
Primeiramente colocamos, com a ajuda de uma pisseta, dois dedos de água no Erlenmeyer. Em seguida, adicionamos uma mistura de água com amônia.
Posteriormente, em um Béquer, fazemos a substância indicadora, ou seja, misturamos 40 ml de fenolftaleína e 70 ml de álcool.
Por fim, adicionamos a substância indicadora no Erlenmeyer que estava com amônia e água e a solução ficou rosa.
Pegamos essa solução rosa e derramamos um pouco no jaleco. Depois de alguns minutos, percebemos que a mancha desaparece.
Resultados e Discussão
Quando essa mistura vermelha é jogada sobre alguma superfície, a amônia presente no amoníaco desaparece, e a mistura deixa de ser básica, voltando a ser neutra. A fenolftaleína, que estava vermelha, volta a ser branca.
A solução que usamos para manchar o tecido é na verdade uma base, o hidróxido de amônio que na presença de um indicador fica vermelho. Esta substância é instável e se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez é um gás na temperatura ambiente e evapora muito rapidamente, fazendo assim com que o tecido retome sua tonalidade original.
A substância que ficou no jaleco então é água pura, que é neutra, o sinalizador então, que no nosso caso será a