Fermentaçao
2 - INTRODUÇÃO
O trabalho consiste na observação da transformação ou não transformação de um leite para uma coalha. Ao observarmos e estudarmos o que ocorre, comprovamos a importância de algumas bactérias para o ser humano. As bactérias dominaram os ecossistemas e modificaram a biosfera, possibilitando a existência de vida mais complexa. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame entre outras. E é ai que vemos a eficácia da fermentação, a fermentação é um método largamente utilizado na produção de alimentos. Um efeito comum dessas fermentações é que estes alimentos tornam-se menos atrativos para outras espécies de microrganismos, incluindo os patogênicos e deteriorantes sendo considerado, deste modo um método de conservação de alimentos.
Coalhada é a parte sólida, resultante da coagulação do leite, enquanto a parte líquida é designada por soro de leite. Ela é uma importante fonte de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B, lipídios e fósforo. A coalhada recupera e equilibra a flora intestinal; desintoxica o intestino; reduz o colesterol; é fundamental para a formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas; previne a osteoporose; retarda o envelhecimento; contribui para uma pele bonita e livre de toxinas; favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos e fortalece o sistema imunológico.
Para a realização do experimento utilizamos o leite integral, por apresentar uma quantidade maior de gordura do que o desnatado, sendo essencial na produção de coalhada, assim como o fermento lácteo. É comum que haja bactérias no leite, algo que beneficia o ser humano há muito tempo. Os leites fermentados, têm grande valor nutritivo, atualmente esses produtos são anunciados como contendo pro bióticos, que são microrganismos vivos que quando consumidos promovem benefícios à saúde além de suas propriedades nutricionais inerentes.
3 -