FENÔMENOS TRANSPORTE
Curso de Engenharia Controle e Automação
5° Semestre
ATPS
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Gabriel Willian Venâncio RA:105 300 422 5
Prof. Venâncio
São José dos Campos – SP
2012
ETAPA 1
Aula-tema: Propriedades dos fluídos.
A câmara da Eclusa de Barra Bonita tem o formato de umparalelepípedo com 145 m de comprimento e 12 m de largura. Para a transposição é necessário que a cota na parte baixa do rio esteja em 435,50 m, garantindo a profundidade média de 3,0 m, na parte baixa do rio,o que impede veencalhe da embarcação e, a cota de 461,00 m, no reservatório da represa. Conforme mostrado nos detalhes dos cortes da câmara da Eclusa.
Pede-se determinar o valor de massa de águaquando a câmara da Eclusa esta totalmente cheia e o valor do peso específico da água em N/m3. A grande dimensão do reservatório da represa mantém a temperatura média da água em torno de 20°C,independente da época do ano. Por isso, para efeito de cálculos considere que a massa específica da água é igual a 0,998 g/cm3.
Adotar a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s.
Para realizá-la, éimportante seguir os passos descritos.
A) Determinar o valor de massa de água quando a câmara da Eclusa esta totalmente cheia?
[pic]
[pic]
Onde: [pic]
[pic]
[pic]
B)Determinar o valor do peso específico da água em N/m3 ?
[pic][pic][pic]
[pic]
ETAPA 2
Aula-tema: Propriedades dos fluídos.
Quando a embarcação deseja subir para o trecho mais alto dorio, a comporta tipo Vagão é aberta a fim de permitir a entrada da embarcação na câmara. Neste momento, é fechada a válvula II e aberta a válvula I, garantindo que ocorra o enchimento da câmara daEclusa. Sabe-se que os processos de enchimento e esvaziamento da câmara são feitos por gravidade. A água que está ao longo do reservatório da represa vem através de duas tubulações de