Trabalhos
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
R: Ambiental, Econômica, Social, Política e Cultura. Sendo que:
• Ambiental – Tem que se produzir e consumir garantindo a autorreparação ou capacidade de resiliência dos ecossistemas.
• Econômica – Economia crescente da utilização dos recursos naturais, sendo o aumento da eficiência da produção e do consumo com essa economia; a ecoeficiência.
• Social – Todos devem ter o mínimo ncecessário para uma vida digna, ou seja, a pobreza tem que ser erradicada e tem que se definir um padrão de desigualdade aceitável.
• Política – Não há como se mudar padrões de produção e consumo sem levar em conta às estruturas e decisões políticas.
• Cultura – Não é possível haver mudança no padrão de consumo e no estilo de vida se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.
R: As ações do desenvolvimento sustentável tem que atuar simultaneamente nas dimensões: Ambiental, Econômica e Social.
Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.
R: A Tecnológica – O homem pode criar mecanismos para evitar a escassez dos recursos naturais, ou seja, as mudanças o limite dos recursos naturais que, que é real, é superado pelas mudanças tecnológicas adotadas em razão das pressões e mudanças do mercado. Afinal, nenhuma fonte de energia (ou outro recurso natural) é deixada porque os recursos acabaram, mas porque surgiram alternativas mais viáveis. A segunda se baseia na mudança do padrão de produção e consumo