Fenômenos dos Transportes
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
LISTA DE HIDROSTÁTICA(1a PARTE)
LISTA 1
1) Um tanque contém água pesando 480 N. O tanque tem 1,20 m de comprimento por 80 cm de largura. Qual é a pressão no fundo do tanque, em Newtons por decímetro quadrado?
2) A base de um monumento tem uma área de 4 m2. Se sua massa é de 6 toneladas que pressão ele exerce (em N/m2)?
3) O vapor de uma caldeira exerce a pressão de 100 N/cm2 na base de um pistão de 40 cm2. Que força o vapor exerce sobre o pistão?
4) A água de uma represa exerce uma pressão média de 0,3 N /cm2 contra a muralha de 6 m de altura por 18 m de largura. Determine a força total sobre a muralha. 5) Determine a pressão do fluido contido numa seringa, quando uma enfermeira aplica uma força de 42 N sobre o êmbolo cujo raio é igual a 1,1 cm.
6) A uma distância de 6 km do local onde foi detonada uma bomba nuclear com uma potência de 1 megaton (106 toneladas de TNT ), o excesso de pressão corresponde a 0,2 atm. Determine a força de impacto com que a explosão atinge uma parede de área 80 m2.
7) Em 1654 Otto von Guericke, burgomestre de Magdeburgo e inventor da bomba de ar, fez uma demonstração perante a corte imperial em que dois grupos de oito cavalos não conseguiram separar dois hemisférios no interior dos quais foi criado o vácuo, conforme indicado na Figura. (a) Mostre que a força, F, necessária para separar os dois hemisférios é dada por F = 2πR2 . patm , em que R é o raio dos hemisférios e patm a pressão atmosférica; (b) se R = 0, 3 m e a pressão atmosférica for patm = 1,013 × 105 Pa, qual a força que os grupos de cavalos teriam que exercer para separar os hemisférios?
www.occastellani.com graviton71@bol.com.br padawancastellani@uol.com.br
8) Calcule a variação da componente hidrostática da pressão sanguínea entre a cabeça e os pés, Δp, de uma pessoa cuja altura é 1,83 m, assumindo que a