Fenômenos de Transporte
Uma mistura homogênea diluída é aquela que contém proporções relativamente pequenas de soluto, enquanto a concentrada contem proporções relativamente maiores e são somente possíveis quando o soluto tem alta solubilidade. Essa concentração pode ser facilmente obtida através de cálculos.
Este experimento tem como objetivo capacitar o aluno a preparar soluções, uma de NaCl e outra de HCl, com diferentes concentrações e a partir de amostras sólidas e liquidas.
Em um primeiro momento foi calculada a massa necessária para o preparo de 100mL da solução NaCl 0,25M. A massa obtida através da fórmula de molaridade foi de 1,4625g, logo em seguida, com a ajuda da balança analítica, foi pesado o sal, entretanto pesou-se 1,817g o que mudou a molaridade da solução para 0,253M. Depois foi acrescentado o mínimo de água destilada possível para dissolver totalmente o NaCl.
Após isso, transferimos esta solução para um balão volumétrico de 100mL, com o auxilio do funil de vidro pequeno, lavamos o béquer que continha a solução 3 vezes para que não houvesse perda do sal, repetimos esta etapa com o funil, lavando-o 3 vezes. Em seguida completamos o volume do balão volumétrico com agua destilada até um dedo abaixo da medida de aferição, secamos o gargalo do balão com um papel de filtro e logo completamos com o auxilio de uma pipeta Pasteur, para que não molhasse novamente o gargalo.
Nesta etapa tivemos que ficar atentos ao erro paralaxe, no qual o menisco deve ficar acima da marca de aferição em uma solução transparente. Entretanto em uma solução opaca o menisco deve ficar abaixo da marca de aferição. Com essas etapas concluídas tampamos o balão volumétrico e agitamos para garantir que a solução estivesse homogênea. Por fim colocamos a solução no vidro de âmbar e guardamos.
Em um segundo momento tivemos que calcular o volume de solução HCl 1,0M para fazer 100mL de solução HCl 0,1M.