Fenômenos de Transporte - Aletas e Dissipadores
Keywords—.Liquid column manomter, …….
I. INTRODUÇÃO
ALETAS são superfícies estendidas utilizadas para aumentar a taxa de transferência de calor entre um sólido e um fluido adjacente.
Atualmente os circuitos operam cada vez com mais potência e em menor volume, para que os componentes eletrônicos não sejam danificados é necessário fazer um bom projeto de dissipadores de calor. Sabe-se que de forma geral a confiabilidade e durabilidade dos componentes semicondutores são inversamente proporcionais ao quadrado das variações de temperatura da junção.
Em uma parede plana há duas formas de aumentar a taxa de transferência de calor. O coeficiente convectivo (h) poderia ser aumentado por meio do aumento da velocidade do fluido e/ou redução da temperatura do fluido. No entanto existem situações em que o aumento de h, mesmo que até o limite, não é suficiente para a troca eficiente de calor, ou ainda os custos são consideravelmente altos. Custos estes relacionados à exigência de potência nos sopradores e nas bombas necessárias para elevar o h por meio do aumento da movimentação do fluido, e segunda opção, de reduzir a temperatura do fluido, é inviável.
A taxa de transferência de calor também pode ser aumentada pelo aumento da área da superfície através da qual ocorre a convecção, pode-se fazer isso por meio do emprego de aletas, obtendo-se uma superfície como as da Figura 1.
Figura 1 – Superfícies planas aletadas
A condutividade térmica do material da aleta, para ser ideal deveria ter um h elevado a fim de minimizar as variações de temperatura, pode ter um grande efeito na distribuição de temperaturas ao longo da aleta, influenciando a taxa de transferência de calor.
As aletas também podem ser utilizadas em forma de tubos possibilitando o escoamento de líquidos e gases.
II. TIPOS DE ALETAS
A.1. Aleta Plana É qualquer superfície