aletas
DEPARTAMENTO DE MÊCANICA E MATERIAIS-DMM
LABORATORIO DE TERMOFLUIDOS
GUSTAVO SOUSA ARAUJO
EM0721012-21
SÃO LUÍS
2015
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA
FENOMENOS DE TRANSPORTE II
PROF.DR. RUBENS SOEIRO GONÇALVES
DEPARTAMENTO DE MÊCANICA E MATERIAIS-DMM
LABORATORIO DE TERMOFLUIDOS
TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM SUPERFÍCIES ESTENDIDAS
ALETAS INFINITAS, ADIABÁTICAS E CONVECTIVAS
SÃO LUÍS
2015
Introdução
No relatório aqui apresentado, visando atender requisito da Disciplina Fenômenos dos Transportes II, ministrada pelo Professor Dr. Rubens, do Curso de Engenharia
Mecânica Industrial, do IFMA. Seu objetivo é apresentar informações sobre a análise da transferência de calor em aletas, usado-se uma atividade prática realizada no Laboratório, DMM. O experimento foi realizado durante aula prática que tem o intuito de nos facultar sobre o experimento. Para o desenvolvimento do trabalho buscou-se informações em arquivos da Internet, livros e apostilas que versam sobre a Transferência de Calor.
Fundamentação Teórica
Aletas
Para um melhor entendimento do papel desempenhado pelas aletas na transferência de calor consideremos um exemplo prático. Quando se quer resfriar ou aquecer um fluido, o modo mais frequente é fazê-lo trocar calor com outro fluido, separados ambos por uma parede sólida de resistência baixa (metal de pequena espessura). Então, como exemplo, analisemos a transferência calor entre dois fluidos separados por uma parede cilíndrica. O fluxo de calor entre eles pode ser calculado assim :
Analisemos os meios de elevar a transferência de calor através da redução das resistências térmicas:
O aumento da superfície externa de troca de calor pode ser feito através de expansões metálicas denominadas aletas, como mostra a figura 6.1.
Cálculo do Fluxo de Calor em Aletas de Seção Uniforme
Considerando uma aleta em formato de um