Fenômeno religioso
Formada em Pedagogia, mestre e doutora
Disciplina: Fenômeno Religioso
1 – Acolhida;
2 – Objetivos do PGCR
3 – Programa
4 – Métodos: Leitura e Resumos
“Se você quiser subir a montanha para ver o que há do outro lado venha bem agarrado menino(a). Vamos ver o mundo pequenino!
Se você quiser partir, não apresse. Você pode voar, sorri, dê um salto no azul, pare o vento norte e o vento sul.
E quando chegarmos no topo do mundo você verá como é bonito. Cante uma canção, dê um grito. Deixe bater forte o coração. E me dê a mão.”.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O interno do fenômeno religioso: sagrado, mitos ritos, símbolos, relações pessoais ao interno do campo religioso, magia, igreja e seita:
Roteiro de Estudo
Sagrado
│ Esperiência Religiosa = Mitos, símbolos, ritos = Teologia, doutrina, - │ burocracia (legais + $) = releitura = magia, igrejas seitas.
Carismático
De onde vem as religiões. É a síntese que tem o maior significado nas vidas das pessoas. É a síntese de tudo que importa para as pessoas. Que nome tem: os mais diversos possíveis. O nome não importa (Buda, Ala, etc., o que importa é que é sagrado.
Ex.: se pegar uma buchinha e colocar embaixo da pia a buchinha ficará saturada de água. Essa saturação é o sagrado. Saturado de significado.
O Carismático
Encontro entre o Carismático com o Sagrado.
O mito é a construção de uma narrativa.
Símbolos são figuras materiais, elementos materiais que são chamados para dar uma idéia de um conteúdo. Tem que estar muito articulado com a narrativa.
Ritos = vivência. É ação, é prática. É vivência daquilo que foi contado do mito (as pessoas vão fazer como a Dona Maria fez).
Fenômeno Religioso: são os aspectos: sagrado o carismático, a experiência religiosa, os mitos, símbolos e os ritos.
Está no carisma segundo Max Veber.
Dona Maria morreu