Fenomenos Transportes
No plano de equação da continuidade, essa equação conclui que, para que a hipótese de regime permanente seja verdadeira, a massa de fluido que flui por uma seção de um tubo de corrente deve ser idêntica àquela que o abandona por outra seção qualquer. Além de restringe-se a equação a aplicações em regime permanente. Graças às hipóteses estabelecidas inicialmente é possível deduzir a equação de Bernoulli para um tubo de corrente, que relaciona de forma elementar essas entidades em duas seções do escoamento.
2 Escoamento em Regime Permanente Regime permanente: são escoamentos que não apresentam variação com o tempo ⇒ ∂/∂t = 0
3 Sem Presença de Máquina
Deve-se notar que, no escoamento de um fluído real entre duas seções onde não existe máquina, a energia é sempre decrescente no sentido do escoamento, isto é, a carga total a montanha é sempre maior que a de jusante, desde que não haja máquina entre as duas.
A potência dissipada pelos atritos é facilmente calculável racionando da mesma maneira que para o cálculo da potência do fluído. A potencia dissipada ou perdida por atrito poderá ser calculada por:
Ndissp=YQH
4 Fluído Incompreensível
Um fluido incompressível é qualquer fluido cuja densidade sempre permanece constante com o tempo, e tem a capacidade de opor-se à compressão do mesmo sob qualquer condição.
Na realidade, todos os fluidos são compressíveis, alguns mais que outros. A compressão de um fluido mede a alteração no volume de certa quantidade de líquido quando se submete a uma pressão exterior. Por exemplo, se é obstruída hermeticamente a saída de uma bomba de bicicleta e se empurra o êmbolo, vemos que podemos comprimir o ar que contém. Entretanto, se fazemos a mesma experiência com água em seu anterior, ou em dispositivo similar, como uma seringa, vemos que apenas podemos mover o êmbolo um mínimo, mais por deformação das próprias paredes da bomba ou seringa, porque a compressibilidade da água (e de qualquer líquido) é