Fenomenos eletricos
O F enómeno Eléctrico: algumas ideias e experiências durante o século XVIII
POR TO
2003
O Fenómeno Eléctrico: algumas ideias e experiências durante o século XVIII
Man uel Vaz Gue des
F E U P — Faculdade de Engenharia
Universidade do Porto
ó durante o século dezoito é que se iniciou o estudo do fenómeno eléctrico — aquela capacidade que o âmbar friccionado apresenta de atrair pequenos corpos. Até 1700 pouco se acrescentou ao conhecimento sobre aquele singular fenómeno, no entanto durante o século dezoito, principalmente, em meados desse século foi grande a actividade intelectual que envolveu diversas pessoas em diversos países e continentes. E toda essa actividade intelectual, foi baseada numa experimentação, que evoluiu de actividade lúdica para juiz das ideias.
S
Durante este século dezoito para além da evolução das ideias sobre o fenómeno eléctrico, a
Texto de apoio para a disciplina História e Filosofia das Ciências da FCUP – Faculdade de Ciências da
Universidade do Porto no ano lectivo de 2002/2003
O Fenómeno Eléctrico: algumas ideias e experiências durante o século XVIII
2
experimentação acompanhou e influiu nessa evolução: primeiro as ideias conduziam a experiência, já no final do século a experiência confirmava as ideias. Assim se verifica que em 1720 S. Gray aumenta a lista de corpos electrizáveis friccionando–os e verificando como atraíam pequenos corpos, mas em 1785 C.-A. Coulomb desenvolve um instrumento científico e realiza experiências para obter a confirmação da lei de variação da força de repulsão das cargas eléctricas com o inverso do quadrado da distância entre elas.
Todo o desenvolvimento do conhecimento sobre o fenómeno eléctrico ao longo do século dezoito revela-se tão importante e significativo que não deverá ser estudado apenas numa pequena evocação numa página de um livro, mesmo que este seja dedicado a uma pequena história da ciência [1]. Foi por isso necessário