Fenomenos dos transpostes
Há muitos problemas de interesse no campo da mecânica dos fluidos, no mundo real dos projetos, que não podem ser resolvidos usando apenas as equações diferenciais e integrais. Muitas vezes é necessário apelar aos métodos experimentais para estabelecer relações entre as variáveis de interesse. Como estudos experimentais são geralmente muito caros, é necessário manter as experimentações em um nível mínimo. Isso é feito usando uma técnica chamada análise dimensional, que é baseada na noção de homogeneidade dimensional - na qual todos os termos em uma equação devem ter as mesmas dimensões.
1 Obtenção dos Grupos Adimensionais:
Embora pode-se definir uma longa lista de grupos adimensionais, o mais importante é mostrar a relevância deles no contexto de um experimento. Assim, a discussão estar focada em alguns experimentos passíveis de serem feitos no laboratório (físico ou numérico), para o devido encaminhamento.
O primeiro passo consiste na identificação de todas as variáveis que possam nos interessar. Por exemplo: supõe-se que para estudar a perda de carga (isto é, a queda de pressão), [pic]P, de um escoamento de um fluido definido pela densidade [pic] e viscosidade absoluta [pic], escoando com velocidade V através do duto de diâmetro D e comprimento H. Deve ser mencionado que, embora possa-se determinar analiticamente este valor , o objetivo aqui é o planejamento do experimento a partir da Análise Dimensional. A ausência de um termo indicativo da rugosidade superficial do tubo foi deixada de lado, para simplificar o estudo. Isto significa na prática tubos lisos..
Uma vez que se tem a lista de variáveis relevantes,deve-se escrever a lei de dependência:
[pic]
O primeiro passo consiste em aproveitar a lista de variáveis para se escrever as respectivas dimensões (em termos das unidades fundamentais) ao lado de cada uma delas. Por exemplo:
[pic]
Como busca-se obter uma relação adimensional a partir da relação