Fenomenos De Transporte
DATA: 31/03/2015
PROFESSOR: RAFAEL GAMA
ALUNO: JAYME DANYEL MARTINS DE ASSIS
MATRICULA: 6100639.
Introdução Aos Fenômenos de Transporte - ENG019-20 / 1
Pressão Atmosférica
Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará. A pressão atmosférica é medida por meio de um equipamento conhecido como barômetro.
Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
Pressão Relativa
É a pressão medida em relação à pressão atmosférica, tomada como unidade de referência. Ela pode ser chamada de pressão relativa positiva ou pressão relativa negativa.
Vácuo
O vácuo é a ausência de matéria em certa região do espaço. O vácuo perfeito, porém, não é possível na Natureza, ainda que ocorram situações muito próximas dele (por exemplo, no espaço intergaláctico). Na física, um vácuo parcial em certa região do espaço pode ser quantificado referindo-se à pressão naquela região (o vácuo perfeito teria pressão zero). No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade para a pressão é o pascal (Pa). A pressão também pode ser expressa como uma porcentagem da pressão atmosférica usando o bar ou a escala barométrica.
Pressão Absoluta
Pressão Absoluta é a soma da pressão relativa e atmosférica, também se diz que é medida a partir do vácuo absoluto. O vácuo absoluto sempre tem a pressão igual a zero. A pressão absoluta independe da pressão atmosférica do local onde ela é medida. Ao se exprimir um valor de pressão, determinar se a pressão é relativa ou absoluta.
Duque de Caxias, 31 de março 2015.