fenomenos de transporte 3 - UFF
1. Introdução 3
2. Dados 3
3. Dimensionamento do canal 3
3.1. Trecho em terreno natural: 3
3.2. Trecho em concreto: 4
3.3. Linha de Remanso: 5
3.4. Ressalto 8
4. Conclusão 9
1. Introdução
O objetivo do trabalho é apresentar o dimensionamento de um canal, a fim de resolver os problemas de escoamento decorrentes da mudança de profundidade, largura e declividade ao longo do canal analisado. Isto ocorre pois o canal é dividido em dois trechos: o primeiro de terreno natural e o segundo de concreto.
No final desses dois trechos, há um barramento que causa uma elevação da profundidade inicial da água e a redução da velocidade, ocorrendo então um remanso. Após passar por esse obstáculo, a descarga de água pode causar erosão perigosa nas margens do canal. Por isso, é necessário calcular o ressalto hidráulico, a fim de evitar tais estragos, dimensionando assim a bacia de dissipação.
2. Dados
Foi adotada a vazão constante de 175,0m3/s ao longo de todo o canal. Este será dividido em dois trechos, sendo o primeiro escavado em terreno natural com talude 2,0H:1,0V, declividade de 0,0006m/m, largura de 30,00m e extensão de 5.000m. O segundo trecho passará em uma área urbana onde sua base poderá ter no máximo 15,00m. Por causa das restrições neste percurso, o canal deverá ser em concreto com uma declividade de 0,003 m/m. Ao final desse trecho de 10.000 m existe um obstáculo de 3,00 m de altura à montante e 14,00 m à jusante, ocupando toda a seção transversal. À jusante desse barramento, junto ao seu pé, faz-se necessária à construção de uma bacia de dissipação, para proteger as estrutura e as margens de erosão e solapamento.
3. Dimensionamento do canal
3.1. Trecho em terreno natural:
Como este trecho é em terreno natural, o canal apresenta seção trapezoidal. É necessário determinar a altura H dessa seção molhada ao longo dos 5.000 m de extensão. Para isso, foi utilizada a base inferior da seção trapezoidal com valor de