Seminário
ENGENHARIA METALÚRGICA
CAMILA OLIVEIRA COLARES
TRABALHO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE APLICADOS
REMOÇÃO DE OXIGÊNIO NO AÇO
VITÓRIA
2011
CAMILA OLIVEIRA COLARES
TRABALHO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE APLICADOS
REMOÇÃO DO OXIGÊNIO NO AÇO
Trabalho de fenômenos aplicados sobre remoção de oxigênio no aço, com aplicação na área termodinâmica do processo ao professor Estefáno, da disciplina de Fenômenos de Transporte Aplicados, como requisito para obtenção de nota do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória. PROFESSOR: ESTÉFANO
VITÓRIA
2011
I – INTRODUÇÃO
O processamento de fabricação do aço desde a redução do minério até o lingotamento, envolve operações em que o teor de oxigênio presente no sistema é abaixado ou elevado.
A fabricação do ferro gusa é o rabaixamento do teor de oxigênio do minério, possuindo o metal obtido um teor de oxigênio muito baixo. Este baixo nível de oxigênio no gusa propicia condições adequadas a incorporação de outros elementos (C, Si, Mn, P) que precisam ser eliminados para obter-se o aço. Na fabricação do aço eleva-se o teor de oxigênio do metal de tal maneira que se crie condições inadequadas a permanência destes elements.
Portanto, ao fim da corrida, o aço possui um teor elevado de oxigênio . Este oxigênio residual do aço deve ser outra vez diminuído antes do lingotamento, na operação denominada desoxidação.
II – DESENVOLVIMENTO
Do ponto de vista dos cálculos termodinâmico, há três situações principais quando se analisa processos de desoxidação:
1.Desoxidação com produto (óxido) puro;
2.Desoxidação com formação de misturas de óxidos; e
3.Desoxidação com auxílio de escórias.