Feiras livres
FEIRAS LIVRES
Guaraciaba, 26 de março de 2013.
INTRODUÇÃO
Uma feira é um evento em um local público em que as pessoas, em dias e épocas predeterminados, expõem e vendem mercadorias. Também é uma designação complementar dos cinco dias úteis da semana. Pode ser ainda, uma exposição (comercial, industrial, cultural, tecnológica ou recreativa) ou um parque de diversões.
Por definição:
"As feiras são uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para a promoção de produtos/serviços, para a ampliação da carteira de clientes e para uma exposição directa junto de compradores e fornecedores. Assim, ao participar numa Feira, é certo que nesse mesmo espaço vão estar reunidos empresários profissionais e clientes de uma determinada área."
As Feiras Livres atuam, em duas vias: numa primeira, oferecem a oportunidade para que o pequeno agricultor familiar possa comercializar o excedente de sua produção, podendo assim adquirir independência socioeconômica; e em uma segunda, busca oferecer o acesso a alimentos de qualidade provenientes da produção familiar e a consequente valorização deste produto. Dessa forma, as Feiras Livres não possuem como público alvo consumidor grupos populacionais de baixa renda em situação de insegurança alimentar, já que os produtos devem ser comercializados e não oferecidos gratuitamente ou a preços baixos.
No dia vinte e três de março de dois mil e treze foi realizada uma pesquisa com consumidores e fornecedores da feira livre municipal de São Miguel do Oeste, estes estiveram prontamente abertos para colaborar com a pesquisa.
Identificou-se que a grande maioria dos consumidores prefere comercializar em feiras, ao invés de fornecerem seus produtos aos mercados, dados refletem que por ser uma venda direta