feira
Mário Vargas Llosa
NOME DO PROJETO: Feira do livro
APRESENTAÇÃO:
O mundo está mudando a cada dia, temos que a cada vez mais estarmos abertos a novas informações, idéias e descobertas. A busca de conhecimento constante nos leva a ficar atentos aos meios e as formas de como se conseguir tais informações. Temos vários, revistas, jornais, t.v., internet, livros e etc.
Em um mundo onde ter acesso é tudo, nos deparamos com uma população, que seus acessos são muitas vezes restritos e controlados, dentro de uma instituição total. Segundo Foucalt pode-se afirmar que uma instituição total é um lugar de residência e trabalho onde em grande número de indivíduos são colocados numa mesma situação “cortado” do mundo, instituição aquela que controla ou busca controlar a vida dos indivíduos a ela submetida, substituindo as possibilidades de interação social em alternativas internas. O conjunto de efeitos causados pelas instituições totais nos seres humanos é chamado de institucionalização. Caracteriza-se por serem estabelecimentos fechados que funcionam em regime de internação, onde um grupo relativamente numeroso de internos vive em tempos integrais.
A instituição funciona como local de residência, trabalho, lazer e espaço de alguma atividade especificam que pode ser terapêutica, convencional ou educativa e que normalmente há uma equipe dirigente que exerce o gerenciamento administrativo da vida nas instituições.
Contudo isso podemos ver que estamos no inicio do século XXI atravessando grandes transformações socioculturais, produzidas pelo impacto do desenvolvimento tecnológico no cotidiano. Revoluções nas formas de relacionamento, de produção, de consumo e da produção de subjetividade. Um mundo ignorante é ignorado, pela falta de ler, de buscar e conhecer um mundo triste e implacável pelo consumo desvairado,