Feiras
Niterói realizou, nos dias 9 e 10/8, sua I Conferência Municipal de Meio Ambiente e o Fórum da Agenda 21 esteve representado. O encontro teve como objetivo discutir a gestão de resíduos sólidos no âmbito municipal, a produção e o consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.
O Fórum da Agenda 21 de Niterói esteve presente com a participação de alguns representantes, entre eles o coordenador provisório do Fórum Local, Renato Guima. Segundo ele, a maioria das propostas aprovadas para serem encaminhadas à Conferência Estadual consta também das preocupações da Agenda 21. “A discussão sobre resíduos sólidos sempre esteve na ordem do dia, em Niterói. Até porque, por falta de espaço, temos que reciclar mais os nossos resíduos e encontrar melhores formas para reaproveitá-los, incluindo aí ações em conjunto com outros municípios do Leste Fluminense”, diz o coordenador, que representa também a ONG Seio do Mar.
O encontro foi realizado em dois dias: no primeiro, a proposta foi apresentar a Metodologia e Programação da Conferência; em seguida foi discutida a gestão de resíduos sólidos, e, ao final, foram organizados grupos de trabalho por eixo temático e a inscrição de candidaturas de delegados municipais para a Conferência Estadual. Já no segundo dia, foi dada continuidade aos grupos de trabalho; foram entregues Moções pertinentes ao tema; foi realizada uma plenária para a leitura de ações e defesa das pospostas e a eleição dos delegados municipais, que participarão da reunião estadual, prevista para setembro.
Construir RJ 2013
A CONSTRUIR RIO – Feira Internacional da Construção é idealizada para unir em um mesmo local, durante quatro dias, todos os segmentos da indústria da construção civil; com o objetivo de apresentar as novidades do setor, principais tendências, produtos e as mais modernas soluções. O evento, a cada realização, contabiliza aumento no